ICP-Brasil: Certificados digitais batem recorde de emissões em abril

  • Início
  • /
  • Noticias
  • /
  • ICP-Brasil: Certificados digitais batem recorde de emissões em abril


14/05/2021

Em abril, a emissão de certificados digitais atingiu um novo recorde. Foram 107 mil documentos a mais, comparado ao mesmo período de 2020, representando um crescimento de 27,3%.

Neste ano, já se contabiliza a emissão de 2.361.804 certificados digitais no padrão ICP-Brasil até o final do mês de abril, crescimento de 38,97% de emissões em relação ao ano anterior.

Desde junho do ano passado, a emissão de Certificados Digitais vem batendo recordes mensais consecutivos.

Para o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, "o mercado da ICP-Brasil está participando ativamente na missão de massificar e popularizar do uso do Certificado Digital e está aproveitando as oportunidades que o contexto atual trouxe, inclusive com a nova modalidade de emissão primária por videoconferência. Mas ainda falta à indústria uma visão atualizada e moderna do modelo de negócio, migrando do 'produto Certificado Digital' para o 'serviço Certificação Digital'; Há muito espaço a ser explorado para beneficiar o cidadão e mostrar a utilidade da Certificação Digital."

Certificado digital

O certificado digital serve para assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como Receita Federal e INSS. Também comprova a identidade em sistemas virtuais integrados para realizar atividades profissionais de várias categorias.

Eles podem ser utilizados para:

Assinar documentos digitais – os documentos eletrônicos assinados com certificado digital têm a mesma validade que documentos em papel assinados com firma reconhecida.

Economia de insumos – evita o uso de papel e de tinta para a impressão;

Comodidade – permite assinar de qualquer lugar, a qualquer momento e dispensa o reconhecimento de firma em cartório.

Acessar sistemas com dados restritos – existem vários sistemas com informações confidenciais, principalmente de órgãos governamentais, que só podem ser acessados para enviar e receber informações ou alterar dados com a confirmação da identidade.

Trabalhar em sistemas virtuais – profissionais de várias categorias podem comprovar a identidade para acessar informações e realizar atividades à distância em sistemas virtuais integrados usando certificados digitais específicos, por exemplo: o e-Saúde para profissionais de saúde assinarem prontuários eletrônicos, prescreverem medicamentos e emitirem atestados; o e-Jurídico para advogados acessarem remotamente processos e assinarem petições e procurações; e o e-Contador para contadores assinarem documentos e enviarem informações para órgãos públicos.

Segurança – comprova a identidade para acessar pela internet sistemas com dados confidenciais;

Agilidade – desburocratiza processos relativos ao setor;

Comodidade – dispensa a necessidade de comparecer presencialmente;

Economia de insumos – evita o uso de papel e de tinta para a impressão.

 

Fonte: Portal www.contabeis.com.br

Voltar